Lab abre inscrições para soluções inovadoras que mobilizem recursos privados para as prioridades climáticas nacionais.

San Francisco, 17/10/2023 – O Laboratório Global de Inovação para Financiamento Climático (Lab) está com inscrições abertas para soluções financeiras inovadoras que possam mobilizar recursos privados para as prioridades climáticas do Brasil. A ideia selecionada receberá suporte técnico e analítico de analistas do Lab e de instituições parceiras. As inscrições são feitas no site do Lab e o prazo é 27 de dezembro.

Isso inclui modelagem financeira, análise do mercado e avaliação dos possíveis impactos sociais e ambientais. O Lab também dá suporte para mapeamento de riscos de mercado, contribui para elaboração de um plano de implementação e desenvolve materiais promocionais para potenciais investidores.

O Lab, uma iniciativa com mais de 70 investidores públicos e privados e instituições, acelera soluções para impulsionar investimentos privados em larga escala e apoiar objetivos de desenvolvimento sustentável em mercados emergentes. Criado em 2014, o Lab lançou 68 instrumentos que, juntos, mobilizaram mais de US$ 3,5 bilhões.

“O Brasil elevou sua ambição climática comprometendo-se a reduzir as emissões em 48% até 2025 e 53% até 2030. Mas, para alcançar essas metas, o país precisa de financiamento. Por isso, o Lab trabalha com empreendedores e investidores para encontrar soluções inovadoras que possam mobilizar recursos privados para as prioridades climáticas nacionais,” disse Phillipe Käfer, gerente do programa do Lab no Brasil.

O Lab vai realizar um webinar para detalhar o processo de inscrição, os critérios de seleção e explicar como funciona o programa de aceleração. Interessados devem se registrar para participar.

Programa Global

O Lab é gerenciado pela Climate Policy Initiative, uma organização global de análise e pesquisa na área de finanças e políticas públicas para o clima. Ao todo, o Lab vai selecionar dez ideias em 2024, distribuídas em cinco programas regionais e quatro temas globais.

Além do programa do Brasil, outros programas regionais:

  • Índia: Financiamento climático que apoia infraestrutura para energia renovável, transição energética e outros canais para o crescimento verde.
  • África Oriental e Austral: Instrumentos inovadores de financiamento climático em variados setores a serem implementados em países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade da África Oriental (EAC).
  • América Latina e Caribe (LAC): Duas ideias, cada uma visando:
    • Adaptação: Ideias que visam canalizar investimentos para a construção de resiliência climática e responder ao crescente risco climático na LAC.
    • Mitigação: Soluções que buscam aproveitar o potencial da LAC para liderar uma transição energética sustentável.
  • Filipinas: Propostas com foco em finanças híbridas e inovação financeira em soluções baseadas na natureza.

Temas globais:

  • Agricultura e Sistemas Alimentares: Soluções que aceleram e ampliam o financiamento climático e natural para empresas e organizações do setor.
  • Adaptação Climática: Instrumentos financeiros inovadores que resolvem barreiras de mercado e apoiam a ampliação do financiamento privado para soluções que constroem resiliência climática.
  • Florestas de Alta Integridade: Soluções financeiras inovadoras focadas na monetização de florestas de alto nível de integridade em economias emergentes, com base no Índice de Integridade da Paisagem Florestal.
  • Ideia Aberta/Mitigação Climática: Soluções escaláveis ​​de energia renovável (especialmente acesso à energia), transporte de baixas emissões, edifícios, setores industriais, levando-se em conta a transição energética justa e a eliminação do carvão e dos combustíveis fósseis.

Sobre o Lab

O Laboratório Global de Inovação para Financiamento Climático identifica, desenvolve e lança instrumentos financeiros inovadores que podem atrair bilhões em investimentos privados para o desenvolvimento sustentável. A Bloomberg Philanthropies, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e os governos do Canadá, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos financiam os programas do Lab de 2024. A gestão é do Climate Policy Initiative.

Imprensa:

Júlio Lubianco
Communications Manager
julio.lubianco@cpiglobal.org